segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Critica a razão construída através do conhecimento.

Título pomposo este, não? Mas apesar disto não se influencie, este não prova que sei das coisas. Aliás, eu mesma o questiono; por ser incerto é uma afronta.

Tolo aquele que acredita que tudo o que adquiriu lendo é a verdade e esta é sua. Prefiro verdades inventadas baseadas no meu restrito mundo a comprar verdades que não foram racionalizadas por mim. Gosto de quem inventa teorias pessoais, baseadas em observações únicas, gente que como eu vive o presente.

Sim, você pode ler um livro e a partir deste criar, mas se não houver esse momento entre a leitura e absorção, você apenas tem boa memória. Os melhores pensamentos são construídos por perguntas, afinal você acredita mesmo que existe uma verdade só?
A verdade não existe, por ser construída através de projeções pessoais e estas serem diversas e únicas, por que se preocupar tanto com esta? Por que não posso inventar as minhas?

Então o sujeito lê isto tudo e diz “ Está tudo errado, pois Nietzsche que...” Nietzsche disse e você? O que você acredita? O que você construiu sozinho?

2 comentários:

  1. Adoreeeeei o blog e esse texto foi super! Que as pessoas tenham base e coragem para opinar! Amém!

    ResponderExcluir
  2. Control+C Control+V resume o pensamento da internet. Qualquer pessoa escreve uma frase, associa a um autor e depois ninguém consegue desmentir. Conheço gente que acredita na versão dos fatos que mais se parece com a sua forma de pensar. Mas espere, até o fato é encarado pela ótica do narrador então, quantos observadores do mesmo fato existiram? Dev-se levar em conta o que todos afirmam que ocorreu.

    Imagine um mundo que não exigir provas das acusações que faço. Se aponto uma tese, concordo com vc, deve ter algum embasamento na minha experiência de vida.

    Só pq uma pessoa escreveu um livro não quer dizer que ela esteja certa. Houve um tempo que os livros diziam que a Terra era o centro do universo e que os negros não possuíam alma.

    Onde está a verdade agora? Ela é uma luz que cega de tão clara.

    ResponderExcluir