domingo, 16 de agosto de 2009

A idéia é o combustível e criar é o fogo.

Êxtase, emoção, tremeliques, a energia passa pelo corpo todo.

Essas sensações podem ser atribuídas a muitas ações humanas, como o sexo por exemplo. Mas a ação que estou descrevendo é o ato de criar.


Quando começa, não dá para parar, o tempo passa sem penar.


Diferente do prazer do sexo e da boa comida, criar congela o tempo e nos torna pelo menos naqueles instantes incontáveis, imortais.

Isto é : é a mais bela forma de transcender.


Fato. Vamos morrer.

Cura. Não há.

Prevenção temporária para essa angústia : criar.


Freud, denominou as maneiras criativas de expressão de sublimação , “ capacidade de um individuo expressar a angústia, a agressividade, as formas em conflito, de forma criativa. Sem multilá-las”

Em palavras chulas e curtas, quem não tenta ver a vida “cor-de-rosa”, acaba extravasando seu sentimento de outra forma e faz merda, invadindo indevidamente o espaço alheio.


Por isso levar arte, música, dança, literatura em uma região carente de cultura como uma favela, é muito vantajoso para toda a sociedade.

E sinceramente, acho preconceituoso meu discurso, pois infelizmente em todo o nosso ambiente social existem pessoas extravasando suas angústias de forma a agredir o próximo.

Seja apontando uma arma na sua cabeça, seja diminuindo verbalmente e gratuitamente outro ser humano.


“ A gente não quer só comida, a gente quer bebida, diversão e arte”.


Arnaldo Antunes transpôs claramente isto nessa letra. Nossa fome é muito maior do que as necessidades instintivas básicas. E é isso que nós difere dos outros animais.

Não adianta pão e circo pro povo, à carência é mais profunda! A maneira de lidar com as tensões pode resultar em algo produtivo ou desastroso.


Vá criar! Escreva, pinte, dance, ame a vida, se está com raiva escreva sobre isso, faça uma escultura destrutiva, se está amando grite para o mundo !!! Mesmo que ninguém te ouça, faça ! É como tirar um peso das costas! Até um desenho de qualquer jeito como esse meu vale! TENTE!


Seja sublime perante a sua vida!


Paola Perazza.


ps.

passou, criei meu texto. Me senti mais longínqua na minha existência. Sosseguei hehehe!



ps 2.

Indico super para quem gostou da idéia de se expressar ler esse texto da Gabi do "Big bag of dreams" muito bom, está lá uma maneira de extravasar! http://bigbagofdreams.blogspot.com/2009/08/dance-palavra-mais-bonita-no-ingles.html

Um comentário:

  1. "criar congela o tempo e nos torna pelo menos naqueles instantes incontáveis, imortais" que bom que vou dormir com isso! um presente! vai ver que é para congelar o "tempo", o tempo todo, que me dá prazer criar! hehehe...vai ver assim paro um pouco de brigar com o tempo..hehe...AMEI! seu texto tem o ritmo e as emoções que se sentem quando se cria, meu deus! e é assim mesmo, é um "nó na garganta", um negócio que tem que sair, e quando as palavras saem a gente sossega e fica mais leve, mais "sublime perante a vida"! hehehe...ainda bem que te deu essa vontade e você se ouviu! obrigada pela homenagem...de coração! mas de verdade? seu texto está tão completo que nem precisa ir nos meus, porque os meus são apenas pura prova de tudo o que você disse, está tudo ai dentro! hehe...que bom que os meus comentários são incentivo para você, desse jeito não vou parar de falar nunca porque vou querer ler e saber muito mais do que você tem para criar! beijos!

    ResponderExcluir