terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Com e pré conceito.

  Culturalmente, existem pré conceitos, como por exemplo, “A solidão é terrível e avassaladora”, “A felicidade só pode ser construída a dois”, “Homens não usam saias” ou até “ Você tem que ser feliz". Esses são alguns que ouvimos e conhecemos, além de milhões de outros. Conceito é uma idéia a respeito de algo.

Seguimos padrões, somos miméticos, copiamos nossos pais e depois os colegas da escola, assim por diante; todos estes nos passam conceitos, idéias a respeito do mundo. Como por exemplo, “O bom da vida é ter um tênis de R$ 600,00 da Nike” essa idéia pode estar presente em uma escola de classe média.

Todos temos pré conceitos, o mesmo que preconceito; sobre o que esse texto trata: o julgamento de uma situação a partir das MINHAS idéias, que em maioria não são MINHAS exatamente por não terem sido desenvolvidas por mim e sim por minha cultura, algumas boas e outras que devem ser questionadas. Ter preconceitos não é negativo, é inerente ao humano,  improdutiva é toda ação baseada em um conceito que contenha o ato de desrespeito e violência,  prejudicial ao progresso intelectual da sociedade.

Por exemplo, você acredita que seu namorado não pode usar saia, isso não é um desrespeito, mas uma preferência. Preferência criada a partir do conceito, homens não usam saias e você não mora na Escócia, isto também é preconceito, surgido através dessa preferência-conceito.

Cada cultura tem conceitos diferentes, ao interpretar uma frase, um texto, questione que conceitos o autor utilizou, o mundo não é um quadrado pequeno onde todos pensam iguais.

 E por que as pessoas não saem do quadradinho? Por que é desconfortável ser diferente, é mais fácil ser igual, já somos seres tão inseguros por não sabermos nosso destino após a morte, ser igual é muito confortável.  Não sou avessa a se apegar a valores culturais, eu mesma tenho os meus, é cômodo, entendo quem precisa destes, são muletas a nossa falta de coragem de sermos livres.  O que incomoda é o desrespeito a quem é livre, por exemplo, a homossexualidade perturba muito a sociedade, por questionar em forma de ação nossos conceitos,  não haveria nenhum motivo de incomodo se os valores fossem VERDADES ABSOLUTAS,  mas não são e por isso tanta gente intolera homossexuais, estes provam que não existe nenhuma verdade que não possa ser transgredida.

"O homem civilizado trocou a parcela de suas possibilidades de felicidade por uma parcela de segurança" - Freud

Outro exemplo de conceito, tenho um bem pessoal  sobre a solitude, posso defini-la em uma frase: "Estou só, me sinto só a maior parte do tempo". Essa pode ser interpretada como "Ih, o marido a largou" ou então "Tá sem amigos! Coitada!". O conceito utilizado por mim nessa frase não tem nada a ver com essas interpretações simplórias, me sinto só, por que quem decide a respeito da minha vida sou eu! Desde os sapatos que vou calçar, se escolho trabalhar para uma empresa, se xingo ou não o cara que me empurrou no metrô; se bebo ou se fumo,  se pago ou não a conta de luz,  meus amigos não podem decidir isso por mim, nem minha família, nem meu marido; estou só e estar só neste conceito é ser responsável por mim, assumir-me e perceber-me.

Exato!  - "...as cortinas transparentes não revelam o que é solitude, o que é solidão...
Lobão. 

Não é necessário entender o conceito do outro, não espero isso de ninguém, seria muita presunção imaginar que todos vão ler minhas frases e entender o contexto em que me baseie,  o importante é  ter  percepção da variedade de conceitos, saber que o outro pode ter uma  visão de mundo diferente da sua, um contexto fora do seu,  isso já é um grande caminho para evitar conflitos e para crescer intelectualmente, questionando, tentando entender uma poesia de Fernando Pessoa, se aprofundando nas frases dos autores que citei aqui, por exemplo. Ter consciência que cada um tem uma visão,  dar a oportunidade da dúvida.  Isso é respeito.

Cortante! - “Humildade é o que acontece quando você se contextualiza.” Rodrigo Rocha Braga.

O que é verde-água para mim, pode ser azul para você. Enxergar o outro com os seus conceitos não é  VER o outro... 

O grande final:

"Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro, e não ver o seu mundo refletido nos olhos dele". Carl Rogers.

Se você gostou desse texto vai se encontrar nesse: http://papodehomem.com.br/o-habito-de-julgar-e-rotular-pessoas-pode-matar/ Perfeito!